terça-feira, 29 de novembro de 2011

Cordel: juventude e educação


                 I 

Muitos ainda hoje acreditam
No poder da educação
Da Escola preparar o jovem
Para enfrentar a tensão
Que a sociedade brasileira oferece
Aos seus jovens cidadãos
           II
Infelizmente no Brasil
O jovem não vive só pra estudar
Durante a sua juventude 
Também tem que trabalhar
É por isso que chamo  gigante
O jovem que chega lá
              III
Consegue com muito esforço
Cursar a universidade
Superam a lei da sobrevivência
Alcançam a dignidade
Mesmo tendo que abdicar
Das fases boas da idade
               IV
Em muitos outros países
A coisa é muito diferente
A juventude só estuda
Não trabalha, felizmente
Assim se pode dizer
Que vida juvenil decente!
               V
Vidas marcadas pela transitoriedade
Das fases jovem e adulta
Trajetos dominados por incertezas
Que as vezes forja a conduta
Vida jovem em ziguezague
Que num labirinto se busca

            
  VI
Ator plural da existência
O jovem é em si contraditório
Não porque assim queira ser
Mas pelo seu jeito simplório
De se conceber protagonista
Do seu contexto histórico

              
VII
Piercings, MP3 e o corpo
Ganham visibilidade e destaque
No variado estilo dos jovens
Não importa o que o outro ache
O importante é criar espaço
Para evitar o desgaste
              VIII
Para tudo ele tem tempo
Seja em casa na praça ou na rua
Estes lugares se tornam então
Uma imagem na memória sua
Que ficará para o resto da vida
Até que a morte o destrua
            IX
Construída à base do vaivém
Fase de grandes conflitos
Na escola, trabalho ou lazer
Nela quase nada implico
Essa é a vida do jovem
Que se não cuido, complico
                X
Contudo existe também
Os jovens integrantes de grupos
Que na realização de eventos
Dão shows, divertem-se, lutam
Reinventando o seu mundo
E construindo condutas
                XI
Fase da formação dos pares
Dos amigos e colegagem
Da ideia do ficar
Da ousadia à vantagem
Do mistério da descoberta
Da aventura à coragem

              
XII
Testam, experimentam , improvisam
Tudo parecem interessante
Porém tem coisa ruim
Que não agrada o bastante
Aulas da maratona diária
Que só os deixa ofegantes

          
    XIII
O  ruir dos muros da escola
Alguma coisa sinalizam
Indica que o jovem brasileiro
Fora dela se atualiza
Através das informações eletrônicas
Das redes sociais se utiliza

           
   XIV
Aí pergunto ao professor
O que iremos fazer
Diante dessa realidade
Alguém poderá padecer
Só espero que não seja a escola
Pois ainda há muito a fazer.

Autor:  Prof   Tabosa  Honório
Este cordel foi produzido a partir da leitura do texto: a escola "FAZ" a juventude? (Juarez Dayrell)
 

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DIA DOS PROFESSORES ESTÁ CHEGANDO :)

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